Seminário Finanças Empresariais na prática

Postado por icm em 23/nov/2023 -

Desde o dia 06 de novembro de 2023, a turma do quarto período do curso de administração da Universidade Federal Fluminense campus Macaé, vem apresentando o Seminário Finanças Empresariais na prática, sob a coordenação da professora Daniele Fernandes Rodrigues. Durante três semanas consecutivas do mês de novembro de 2023, nos horários da aula de Gestão Financeira I, os alunos têm correlacionado conteúdo da disciplina com casos reais de Empresas como Petrobras, Ocyan, Natura, Boticário, Magazine Luiza, Renner, Ambev, Cruzeiro, Alpargatas, dentre outras.

O seminário tem como objetivo correlacionar os temas estudados na disciplina de Gestão Financeira I com os assuntos de finanças que são destaque nas principais Empresas do mundo corporativo. Organizados em equipes, os alunos abordam temas como: funções do administrador financeiro, modalidades jurídicas das empresas, composição acionária, principais stakeholders, decisões de investimento e financiamento, estrutura de capitais dentro das organizações, geração de receitas, grau de representatividade dos custos e despesas, capital de giro, análise da situação econômica e financeira, dentre outros temas de grande importância no mundo empresarial.

Um destaque especial neste seminário é a forma de avaliação das equipes. Cada participante tem a responsabilidade de avaliar as equipes, juntamente com a professora, demonstrando, assim, seu interesse com a apresentação do seu colega. A troca de conhecimento é um aprendizado importantíssimo para o mundo do trabalho que cada vez mais tem exigido envolvimento, cooperação e empatia.

As equipes têm demonstrado comprometimento, competência e muita criatividade na apresentação das empresas escolhidas. Tem sido um momento de grande troca e aprendizado aos envolvidos!

Parabéns a todos e lembrem-se de não desistirem jamais diante dos obstáculos e sempre acreditarem no potencial criativo de vocês! Um grande abraço e até breve!