Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé

Auditório Marielle Franco da UFF Macaé realiza evento celebrativo na Agenda Acadêmica 2023

Postado por icm em 01/set/2023 -

Assessoria de Comunicação

Por uma decisão do Colegiado de Unidade do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé tomada em reunião ordinária realizada em 24 de maio de 2022 estabeleceu-se uma consulta pública para escolha do nome do auditório do instituto e a comunidade acadêmica elegeu no mês seguinte o nome da vereadora Marielle Franco para batizá-lo.

Além de pesquisadora egressa de curso da Universidade Federal Fluminense, o nome foi escolhido em razão daquilo que ele representa. A Frente Negra Esperança Garcia, formada por estudantes do instituto, sugeriu o nome da vereadora defendendo a sua candidatura porque Marielle Franco educou com a sua luta, atuou na promoção da justiça, contra a brutalidade estatal e a repressão policial vivenciada contra as minorias da nossa sociedade, bem como por um mundo político mais plural, pela mudança do cenário hegemônico em nossas instituições e pela ampliação da representatividade feminina e negra. Além disso, Marielle representa a força da juventude que se engaja na transformação da realidade desigual que assola o nosso país.

As circunstâncias eleitorais do ano passado atrasaram a celebração do nome. Contudo, na Agenda Acadêmica de 2023 e para festejar a dedicação do seu auditório, a comunidade acadêmica de Macaé organiza o evento “Marielle Vive!” que contará com uma mesa redonda com a participação das professoras Heloísa Ivone da Silva de Carvalho e Maria Cristina Longo Cardoso Dias, da vereadora municipal Izabella Vicente de Carvalho, egressa do Curso de Direito de Macaé e mestranda em Administração Pública pela FGV, e moderação do diretor do instituto, o professor Daniel Arruda Nascimento. Contaremos também com a presença da Frente Negra Esperança Garcia e do Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena da Cidade Universitária de Macaé, dos estudantes de graduação e da rede pública municipal e estadual, além de outras autoridades confirmadas. Convidamos o Instituto Marielle Franco do Rio de Janeiro.

O evento pretende ser ao mesmo tempo um encontro acadêmico e festivo. Heloísa Ivone da Silva de Carvalho é militante e pedagoga da rede municipal de Vitória, cursa atualmente o Doutorado em Educação na UFES, é vice-presidenta da UNEGRO e coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras. Maria Cristina Longo Cardoso Dias é economista e filósofa, professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES, com pesquisas em política, marxismo e feminismo, tendo sido coordenadora do Grupo de Trabalho Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. A hospedagem das professoras em Macaé está garantida pelo instituto anfitrião e a Câmara de Vereadores de Macaé auxiliará com o transporte.

O evento está confirmado para a terça-feira dia 17 de outubro, a partir das 18h00, no Auditório Marielle Franco, bloco D da Cidade Universitária de Macaé. Todas e todos estão convidados!

Destaques

Translate »
Skip to content