Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé

Projeto Ahonui retorna às atividades na Lagoa de Imboassica em Macaé

Postado por icm em 08/fev/2023 -

Assessoria de Comunicação

Macaé tem a sua origem associada às suas águas salgadas e doces. Do ponto de vista dos portugueses, por ser uma cidade atlântica, ela se notabilizou primeiro pelos seus mares e pelas suas ilhas. Do ponto de vista da terra firme, os povos Goytacá e Guarulho habitavam as margens dos rios São Mateus, Itabapoana e Paraíba do Sul, sendo conhecidos como exímios nadadores. O rio que nasce na serra friburguense e dá nome à cidade, relevante pela sua extensão e pelo volume das suas águas, tem mais de oitenta por cento de sua bacia hidrográfica no município. A poucos quilômetros da sua foz, está a Lagoa de Imboassica, adornada pelas suas densas margens, pelos bichos que lá fazem morada e pelo horizonte da serra, onde se destacam a esfinge deitada do Morro São João e o corcovado do Pico do Frade.

Com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica universitária a possibilidade de desfrutar dessas belezas naturais, realizar a prática esportiva da canoagem e zelar pela saúde física e mental, o projeto de extensão Ahonui: cultivando a saúde física e mental com a canoa polinésia, coordenado pelos educadores Daniel Nascimento, Karine Verdoorn, Crispiane Ribeiro e Ana Moraes, retorna às suas atividades para completar um ciclo de três anos de atividades. Uma fraterna e duradoura parceria entre a UFF, a UFRJ, a FeMASS, o IFF e o Clube Crispy Koa Va’a permite a oferta da prática coletiva da canoagem polinésia a estudantes, docentes e servidores administrativos interessados. Os benefícios da prática são notórios e partilhados pelos participantes.

Para um primeiro encontro de retorno e para o planejamento conjunto das atividades, o projeto realizará na próxima sexta-feira dia 03 de março de 2023, às 08h00, um café da manhã comunitário na base do clube parceiro, às margens da Lagoa de Imboassica. Todas e todos estão convidados! Maiores informações podem ser obtidas pela página eletrônica do projeto: https://www.instagram.com/projeto_ahonui/.

Destaques

Translate »
Skip to content