UFF Macaé discute a universidade pública e o desenvolvimento regional como evento inaugural do seu novo auditório

Postado por icm em 11/maio/2022 -

Com um evento que inaugurou a utilização do auditório do Bloco D da Cidade Universitária de Macaé, a nova sede do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, a comunidade acadêmica da localidade pode discutir a universidade pública e o desenvolvimento regional no dia de ontem.

O evento acadêmico contou com a presença de Waldeck Carneiro, professor e antigo diretor da Faculdade de Educação da UFF, deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Marcel Silvano, vereador por dois mandatos na Câmara Municipal de Macaé e mestrando em Desenvolvimento Regional pela UFF de Campos dos Goytacazes, Gabriela Caramuru, professora de Direito do Trabalho do instituto e Daniel Nascimento, professor de Filosofia Política do instituto e diretor da unidade.

Na ocasião, os palestrantes e os participantes discutiram alternativas ao conceito hegemônico de desenvolvimento, políticas de produção de riqueza e distribuição de renda, o papel da universidade como promotora do desenvolvimento regional e a necessidade de se refletir sobre a cidade que queremos construir. Durante os debates, restou claro que o investimento em educação é absolutamente estratégico no crescimento de qualquer cidade ou país e que pensar a universidade e a produção do conhecimento a partir da periferia é salutar.

Para o encontro festivo, o auditório recebeu uma decoração especial com um arranjo de mesa constituído por plantas e flores do nosso próprio jardim interno. Agradecemos a todas e todos que contribuíram para o sucesso do evento e igualmente ao auxílio do nosso técnico Wallas Pavão na operação da sonorização.