Postado por icm em 21/mar/2022 -
Assessoria de Comunicação
O Projeto Ahonui, projeto de extensão que tem o objetivo de oferecer um momento de cultivo de saúde física e mental para estudantes e servidores da universidade com a prática da canoa polinésia, retomou neste mês de março as suas atividades presenciais. Os encontros continuam acontecendo quartas e sextas-feiras às 08h da manhã, com a possibilidade de agendamento prévio.
Depois de algumas reuniões preparatórias ainda em fevereiro, desde o dia 09 de março deste ano, estudantes, servidores administrativos e professores da Universidade Federal Fluminense e das instituições parceiras que condividem a Cidade Universitária de Macaé (UFRJ, FeMASS e IFF), têm a oportunidade de conhecer e praticar o esporte da canoagem coletiva na Lagoa de Imboassica em Macaé, novamente em virtude da qualificada e amistosa parceria do clube Crispy Koa Va’a.
Com o controle do quadro epidemiológico na cidade e a publicação do Decreto Municipal nº 060/2022, que desobrigou o uso obrigatório das máscaras faciais em espaços abertos, os participantes que desejarem podem finalmente deixar de lado o item de proteção. Trata-se de uma novidade para um grupo que se encontrou durante todo o ano de 2021 com a cobertura no rosto. Embora alguns cuidados ainda estejam sendo adotados, é com alegria que os coordenadores e os participantes recebem essa nova fase.
Tendo agora uma equipe maior de colaboradores, o projeto pretende este ano desenvolver e divulgar uma cartilha com informações sobre a prática e os benefícios da canoagem coletiva para a preservação da saúde física e mental dos envolvidos. Outras informações e contatos estão disponíveis na página eletrônica do projeto: https://www.instagram.com/projeto_ahonui/.