Postado por icm em 20/ago/2021 -
Assessoria de Comunicação
O Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (PULE) foi criado para atender à demanda dos alunos da universidade, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não tenham tido acesso ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras em sua trajetória escolar, objetivando a maior internacionalização acadêmica desses estudantes. Consiste em cursos de línguas estrangeiras com duração de três anos, coordenados por docentes do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) da UFF e lecionados por instrutores discentes dos cursos de licenciatura em letras da UFF.
Com o intuito de atender a uma antiga demanda das unidades fora da sede, a atual gestão da UFF, através do Centro de Línguas e Cultura (CELUFF), vinculado à Superintendência de Relações Internacionais (SRI), reformulou a proposta de atuação do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (PULE), nas unidades fora da sede, para atender de maneira mais ampla, equilibrada e integrada a oferta do ensino de línguas estrangeiras. Além disso, permite a ampliação das localidades atendidas, no número de turmas e nos idiomas oferecidos, sendo eles: alemão, espanhol, francês e inglês. Neste sentido, em breve, será lançado o edital do PULE na modalidade online para alunos da UFF de unidades fora da sede.
Para as unidades do interior, como o ICM, esta é uma imensa conquista na equidade de oportunidades oferecidas pela UFF, que agora estarão também acessíveis aos estudantes do nosso campus.