Postado por icm em 03/abr/2020 -
Assessoria de Comunicação
Em virtude da recomendação de quarentena e distanciamento social para evitar a propagação da pandemia, a UFF tem tomado uma série de medidas visando a proteção dos servidores e docentes. Replicamos abaixo o informativo da UFF sobre a prestação de apoio psicológico online a partir do mês de abril:
“Desde o início da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal Fluminense vem elaborando uma série de medidas especiais para reforçar o cuidado com a saúde da comunidade interna e da sociedade do Estado do Rio de Janeiro. Entre elas, a Universidade desenvolveu serviços dedicados aos servidores técnicos-administrativos. A partir de abril, a UFF prestará apoio psicológico online, para servidores(as). O serviço está disponibilizado pela internet e pode ser agendado pelo formulário. Para mais informações e inscrição, acesse: https://forms.gle/crJAMZT1yw7qUKaA7
Segundo o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a medida oferece amparo e conforto psicológico profissional num momento difícil de distanciamento social e de propagação da grave pandemia. “Com isso, estamos atuando de forma integrada, com muito esforço da Coordenadora de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq) e de toda a equipe, para fazer esses serviços especiais funcionarem durante o período de trabalho remoto. A UFF está fazendo tudo o que está a seu alcance para preservar a saúde dos seus profissionais”, explica.
Escuta psicológica pontual
Uma das iniciativas da Casq é o apoio psicológico para os servidores que estão em isolamento social, ou para aqueles que estão trabalhando neste momento de pandemia. A coordenadora de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq), Fátima de Azevedo Loureiro, explica que são apoios pontuais para alívio de estresse, tensão, angústias e para passar algumas orientações de saúde mental.
– “É fundamental este apoio, mesmo para os profissionais que estão vivendo sob estresse, o risco da contaminação, risco de levar a doença para dentro de casa para os familiares, preocupados com o quadro de adoecimento da população e quadros graves. Apesar dos profissionais já estarem acostumados com esta vivência do sofrimento humano e da morte, começaremos a viver um sofrimento em larga escala, e com um apelo emocional, psicológico, social, político e econômico. É em função disso que a acreditamos ser importante a disponibilidade deste apoio para que as pessoas que trabalham na área de saúde possam usufruir deste suporte”, enfatiza Fátima.
O serviço funciona integralmente pela internet. Foi disponibilizado um formulário online para que os servidores interessados possam se inscrever e solicitar a sessão. A partir deste documento, haverá um agendamento com dia e horário para que o servidor possa informar a maneira que ele deseja conversar com o profissional, por telefone, áudio ou vídeo.
Serviço Escuta Psicológica Pontual
O que é?
Atendimento único, que tem a intenção de acolher demandas emocionais relacionadas aos efeitos da pandemia do coronavírus (COVID-19) na vida das pessoas.
A quem se destina?
Aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFF, ativos e aposentados.
Quem realizará os atendimentos?
Os psicólogos da Divisão de Assistência à Saúde (DAS/CASQ/PROGEPE)
Como funciona?
– Inscrição através de formulário on-line;
– Agendamento por ordem de inscrição;
– Atendimento on-line (por voz ou vídeo), com duração de até 50 minutos.
Para mais informações e inscrição, acesse: https://forms.gle/crJAMZT1yw7qUKaA7”