Postado por icm em 05/ago/2019 -
Assessoria de Comunicação
No dia 28 de agosto de 2019, a partir das 14h, haverá na Cidade Universitária a culminância do projeto de extensão “Maria da Penha nas Escolas”.
O projeto é fruto de uma parceria (organizada pela Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres) entre o curso de Direito da UFF Macaé, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, JEACRIM/JVD, Defensoria Pública, Patrulha Maria da Penha, Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Macaé, Secretaria Municipal de Educação de Macaé (SEMED), entre outros.
O projeto “Maria da Penha nas Escolas” desenvolve-se como um projeto de extensão em Educação Jurídica Popular, voltado para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de Escolas Municipais da cidade de Macaé. A ação tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que abordem a temática da violência doméstica e a Lei Maria da Penha nas escolas municipais macaenses, partindo da ideia de que a informação é uma ferramenta importante para o acesso à justiça e para a garantia de direitos. No primeiro semestre de 2019, o projeto foi desenvolvido em sete escolas, atingindo cerca de 1300 alunos da rede municipal.
No próximo dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 13 anos de existência; para celebrar o aniversário da Lei e, ao mesmo tempo, alertar para a importância da prevenção e do combate à violência contra a mulher, várias ações foram organizadas:
Dia 07 – Encontro da Rede de Proteção e Atendimento a Mulher;
Dia 16 – Diálogo sobre a Violência contra a Mulher com as estagiárias e usuárias da Defensoria Pública;
Dias 19 e 20 – Projeto de extensão: Maria da Penha nas Escolas;
Dia 28 – A partir das 14h: Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos após a atuação do projeto nas escolas; às 15h, uma conversa aberta sobre a Lei Maria da Penha na prática, tendo como facilitadoras as alunas vinculadas ao projeto; e a entrega do selo “Maria da Penha”.
Contamos com a participação de todos.