Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé

O LAPEEX/PSOT e GIPP lançam o primeiro livro da coletânea “Organizações e sociedade: práticas e pesquisas em trabalho, educação e saúde”

Postado por icm em 12/dez/2018 -



Assessoria de Comunicação

O LAPEEX/PSOT – Laboratório de Pesquisa Ensino e Extensão: “Pessoas, Subjetividade, Organizações e Trabalho” é uma das iniciativas do Departamento de Administração do ICM/UFF em Macaé há 5 anos e é coordenado pela Professora Izabela Maria Rezende Taveira. Engloba atividades relacionadas à temática Gestão de Pessoas e tem um enfoque multi, inter e transdisciplinar.  Dentre eles, está o projeto de extensão “CAFÉ COM RH: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho em Macaé” (acesse o site neste link: www.caferhuffmacae.com.br) e o grupo de pesquisa “Gestão de pessoas e subjetividade na área de Petróleo e Gás”. O Laboratório já possui 3 livros que foram publicados em 2015: “Qualidade de Vida no Trabalho: Metodologias Brasileiras”, “Justiça e gestão na área de Petróleo e Gás” e “Práticas e Pesquisas em Saúde e qualidade de vida no trabalho: a Realidade de Macaé e Rio das Ostras”.

O GIPP – Gestão, Interdisciplinaridade, Práticas e Políticas Públicas – é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão que busca estimular melhores práticas e ações inovadoras nas organizações públicas, organizações sem fins-lucrativos e negócios sociais, a partir de pesquisas acadêmicas sobre as potencialidades locais. Dessa forma, busca estabelecer um diálogo com as organizações públicas e privadas. O GIPP foi iniciado neste ano de 2018 e tem a meta de atender no primeiro ano de atividade 35 escolas localizadas nos municípios de Macaé e Rio das Ostras. Essa meta visa atingir o objetivo de auxiliar os gestores dessas unidades da rede de ensino contribuindo para estimular melhores práticas e ações. O coordenador do GIPP é o professor Giuliano Alves do Departamento de Administração em Macaé.

O livro “Organizações e sociedade: práticas e pesquisas em trabalho, educação e saúde” tem como objetivo apresentar métodos, pesquisas e práticas que envolvem o contexto de organizações brasileiras. Natural que a elevada complexidade do ambiente organizacional aliada à diversidade temática dos grupos de pesquisa envolvidos na produção da obra, gere um trabalho tão heterogêneo, porém sistemicamente interdependente, com objetivos entrelaçados e voltados à evolução da sociedade e à melhoria das condições de trabalho em importantes setores. As dificuldades de se fazer pesquisa e congregar grupos de estudo em Universidades no interior do país valoriza sobremaneira o trabalho dos autores, que reuniram estudos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, pesquisas independentes que muitas vezes sequer tiveram apoio financeiro. Os cinco organizadores são professores de três campi distintos de Instituições Federais de Ensino localizadas no interior do Estado do Rio de Janeiro, a saber: Departamento de Administração de Macaé  (Professores Giuliano Alves, Fábio Siqueira e Izabela Taveira) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Departamento de Engenharia de Produção de Macaé (Prof Thiago Gomes), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras (Profa Suzana Lima), da Universidade Federal Fluminense (UFF). É possível que ao início do exercício de leitura desta obra, o leitor tenha a sensação de que os temas estão distantes, entretanto o final nos guarda uma grata reflexão interdisciplinar sobre o papel da educação e do trabalho na transformação de uma sociedade. Esta obra, nos faz compreender melhor o referido contexto, e com isso, nos encoraja a refletir sobre os valores sob os quais estão sustentadas as organizações contemporâneas.

Destaques

Translate »
Skip to content