Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé

Histórico do ICM

 

Da chegada da UFF em Macaé aos dias atuais

A Universidade Federal Fluminense tem uma longa história de presença em Macaé e oferece atualmente os Cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Os cursos de graduação em Administração e em Ciências Contábeis foram instalados na cidade no ano de 1992, começando a funcionar em março de 1993, por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Macaé, através do sua Fundação Educacional de Macaé. Inicialmente, esses cursos funcionaram como uma extensão de cursos de Niterói, ligados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Complementado por aditivos, o convênio perdurou até o ano de 2008, quando foi criado um novo convênio entre as partes em substituição ao antigo, vindo a ser assinado em março de 2012. Juntamente com a assinatura do convênio e sua aprovação pelo Conselho Universitário em 25 de julho de 2012 foi instituído o campus da universidade em Macaé. O curso de graduação em Direito foi instalado por convênio entre a universidade e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Fundação Educacional Norte Fluminense, mantenedora da Universidade Estadual Norte Fluminense, em 2001, funcionando como uma extensão do curso de graduação da Faculdade de Direito de Niterói até 2005, quando foi abrigado pelo convênio assinado sob a ingerência da Fundação Educacional de Macaé.

Em um movimento emancipatório, a criação do Departamento de Direito de Macaé ocorreu em 20 de janeiro de 2011 e a criação do Departamento de Administração e Contabilidade em Macaé em 14 de abril de 2011, tendo este último se separado posteriormente em dois. A autonomia dos cursos com currículo e grade própria ocorreu em março de 2013, quando foi criada a unidade independente com o nome de Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé por ato ad referendum do Magnífico Reitor exarado em 15 de maio de 2013 e homologado pelo Conselho Universitário em 18 de dezembro do mesmo ano.

Ao longo desse período, chegaram novos professores e servidores administrativos para a unidade. Apenas em dezembro de 2015 aconteceram as primeiras eleições para escolha de diretor e vice-diretor do instituto. O tempo trouxe o pleno reconhecimento de sua autonomia pela reitoria da universidade. O instituto cresceu e se consolidou com a inauguração de sua biblioteca em fevereiro de 2016 e a ampliação de seu acervo, a criação de seu site institucional em junho de 2016, a chegada de novos servidores administrativos e professores, a elaboração e aprovação de seu Regimento Interno em setembro de 2017, a integral informatização do seu protocolo setorial em outubro de 2017, a criação do logotipo próprio em outubro de 2017, o estabelecimento de uma comissão para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento da Unidade em outubro de 2018, o início da construção de um laboratório de informática em janeiro de 2019. Durante esses anos, a relação de parceria com as outras instituições de ensino superior que dividem o espaço na Cidade Universitária de Macaé foi fundamental para o estabelecimento de uma cultura acadêmica comum qualificada e frutuosa.

Atualmente, contamos com um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Residência Jurídica em Resolução de Conflitos junto ao nosso Centro de Assistência Jurídica (CAJUFF), que atende diretamente a população em diversas áreas advocatícias. Além disso, são vários os projetos de grande inserção social na cidade e na região, tais como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que funciona em parceria com a Receita Federal e oferece atendimento à população local, o Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão Gestão de Pessoas, Subjetividade, Organizações e Trabalho (LAPEEX PSOT), que engloba atividades do já bastante conhecido projeto de extensão Café com RH: promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida no trabalho em Macaé, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena da Cidade Universitária de Macaé (NEABI), criado de modo interinstitucional e interdisciplinar com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para a promoção da igualdade racial e para o combate ao racismo, bem como as empresas juniores Destra Assessoria Jurídica Júnior (Curso de Direito), Merx Assessoria Júnior (Curso de Ciências Contábeis) e Constatar Consultoria Júnior (Curso de Administração).

Até o momento em que finalizamos estas linhas de breve apresentação, outubro de 2019, a Universidade Federal Fluminense já ajudou a formar na cidade de Macaé 559 administradores, 467 juristas e 375 contadores.

 

Destaques

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Macaé apresenta 2ª edição da Acolhida Unificada em Defesa do SUS

Assessoria de comunicação Entre os dias 03 e 07 de Agosto de 2020 , a Liga Acadêmica de Saúde C[...]

LESUFF promove palestra sobre informação e fake news

Assessoria de Comunicação Nesta quinta- feira, 30 de julho às 18h, teremos mais uma palestra/ l[...]
Translate »