Postado por icm em 10/mar/2017 -

Assessoria de Comunicação
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade tem por fim avaliar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e o nível do desempenho ante a atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.
O último Enade mostrou um novo perfil dos cursos de graduação no Brasil, indicando que somente uma minoria dos avaliados em 2015 pelo Ministério da Educação – MEC alcançou as notas máximas e que nos últimos quatro anos o total de cursos com resultados insatisfatórios se manteve estável.
De acordo com um dos cenários, 11,3% dos cursos ficaram com as notas mais baixas (1 e 2) e somente 1,2% alcançaram nota 5, a máxima possível.
Os cursos do Instituto de Ciências da Sociedade – Macaé, Administração, Ciências Contábeis e Direito obtiveram nota 4, retratando o bom desempenho dos estudantes e ratificando o trabalho excelente trabalho desenvolvido pelo corpo docente desta unidade da Universidade Federal Fluminense, a despeito das adversidades econômicas, financeiras, patrimoniais e gerenciais suportadas.
Este resultado inspira e motiva os profissionais que se dedicam diuturnamente ao labor acadêmico tanto quanto enaltece os currículos dos profissionais neófitos que começam a enfrentar as adversidades do mercado de trabalho.
Postado por icm em 10/mar/2017 -

Assessoria de Comunicação
Segundo o sistema de monitoria da Universidade Federal Fluminense da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, a distribuição de vagas de monitoria será divulgada no dia 09/03/2017, o adiamento se deu em razão da necessidade de novos cálculos para a definição do número de bolsas que será atribuído ao Programa de Monitoria.
Os interessados em concorrer no processo seletivo para uma vaga de acordo com os projetos de monitoria cadastrados pelos professores devem ficar atentos e manter os estudos em dias. Maiores informações podem ser verificadas no site https://sistemas.uff.br/monitoria/
Postado por icm em 06/fev/2017 -

Assessoria de Comunicação
Foi divulgado o calendário para o ano letivo de 2017. O primeiro semestre se inicia em 20 de março e se estende até 20 de julho. Os alunos ingressantes (SISU, TRM e THE) devem observar a página www.coseac.uff.br. A inscrição on line dos alunos regulares se dará no período de 09 a 13 de março e a inscrição presencial dos alunos regulares com pendências da inscrição on line será realizada no dia 16 de março. O prazo para trancamento será entre 20 a 31 de março. Os coordenadores terão até 24 de fevereiro para realizarem as atualizações no Sistema Acadêmico.
No primeiro semestre de 2017 teremos os seguintes feriados e recesso institucionais: 25/02 a 04/03 – Recesso de Carnaval; 14 a 16/04 – Semana Santa; 21/04 – Tiradentes; 22/04 – Recesso; 23/04 – São Jorge; 01/05 – Dia do Trabalho; 15/06 – Corpus Christi.
Demais informações sobre calendário acadêmico podem ser verificadas no seguinte site http://www.uff.br/?q=calendarios ou nas secretarias das Coordenações dos Cursos. Há também um link direito na página eletrônica do ICM para ajudar a consulta.
Postado por icm em 02/dez/2016 -

Assessoria de Comunicação
A Fundação Educacional de Macaé – FUNEMAC convidou os Coordenadores de projetos de extensão e iniciação científica, contemplados nos termos editais nº 011/16 e nº 012/16, respectivamente, a participarem da Feira do Conhecimento que acontecerá nos dias 08, 09, e 10 de dezembro de 2016, na Cidade Universitária, de 10h às 21h.
A participação se dará através da apresentação dos resultados verificados nas referidas atividades de pesquisa desenvolvidas pelos bolsistas sob a orientação de seus professores.
A Superintendência Acadêmica da FUNEMAC, disponibilizou um modelo de banner padrão que auxiliará na apresentação dos trabalhos. Ressalta-se que a participação será certificada pela FUNEMAC.
Postado por icm em 02/dez/2016 -

Assessoria de Comunicação
Nos próximos dias 8, 9 e 10, a Fundação Educacional de Macaé – FUNEMAC, em parceria com diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Macaé e Empresas Privadas que atuam no município, organiza a 1ª Feira do Conhecimento de Macaé.
O evento acontecerá na Cidade Universitária e as empresas interessadas em participar têm a oportunidade, por meio do Edital nº 14/2016, de Chamamento Público nº 02/2016, feito por carta-convite e publicado na imprensa. As inscrições para expositores podem ser feitas até esta sexta-feira (18) pelo seguinte e-mail: feiraconhecimentoinovacao@gmail.com
Maiores informações a respeito da Feira de Conhecimento podem ser verificadas no site da PMM: http://macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/macae-realiza-primeira-feira-do-conhecimento-em-dezembro.
Postado por icm em 07/nov/2016 -

Assessoria de Comunicação
O Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos (DA-GUERRA), do Curso de Administração do Instituto de Ciências da Sociedade, organiza para o próximo dia 17 de novembro um debate sobre a revisão do Ensino Médio e a privatização do ensino no Brasil. O evento se iniciará às 18 horas e será realizado no Auditório do Bloco B da Cidade Universitária de Macaé.
O evento é um exemplar da série “Administrando o Debate”. Confirmaram participação na mesa quatro professores facilitadores que deverão fazer falas iniciais e motivar a participação de todos: Daniel Arruda Nascimento, Erica Ladeira Sarzedas, Jorge Luís Rodrigues dos Santos e Juliana Barreto da Silva. A ordem das falas será sorteada no momento do debate.
O evento é gratuito e se estende também aos outros cursos do ICM, à comunidade acadêmica e aos estudantes secundaristas que queiram participar. Maiores informações diretamente com a Direção de Projetos do DA-GUERRA, representada pelo aluno Ramon da Conceição Silveira.
Postado por icm em 06/nov/2016 -

Assessoria de Comunicação
O Instituto de Ciências da Sociedade receberá nos dias 22 e 23 de novembro o III Encontro da Academia Hannah Arendt, entidade de pesquisa sediada no Rio de Janeiro que tem como objeto a obra da filósofa e pensadora política alemã. No primeiro dia, os trabalhos se iniciam às 16h40. No segundo dia, às 17h00.
Nesta edição, o evento é conjugado com o I Colóquio de Filosofia Política Feminina, cujo objetivo é receber palestrantes professoras mulheres que tragam comunicações orais tomando como base teórica o pensamento de alguma autora mulher que seja referência na história da filosofia. Entre essas referências a principal é, evidentemente, Hannah Arendt. Espera-se, ainda, a concorrência de temas feministas afinados com o olhar filosófico. Todas as mesas expositoras serão seguidas de debates abertos a toda a comunidade acadêmica.
As comunicações orais terão temas variados e serão realizadas por Alessandra de Almeida Braga (UCAM), Gabriela Fernandes Feliciano Murua (UNICAMP), Giuliana Franco Leal (UFRJ), Rute Ramos da Silva Costa (UFRJ), Giovanna Maria Frisso (UFF), Anayansi González (Escritório Normando Rodrigues), Bárbara de Moraes Ribeiro Soares Ferrito (Juíza da Justiça do Trabalho) e Bethânia de Albuquerque Assy (UERJ/PUC-Rio).
Trata-se de uma oportunidade ímpar de dialogar com pesquisadoras e profissionais de gabarito. O evento é aberto a todos que se interessarem. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local, uma hora antes do início, valendo certificados emitidos pela Academia Hannah Arendt.
Postado por icm em 06/nov/2016 -

Assessoria de Comunicação
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Cidade Universitária de Macaé promove no próximo dia 16 de novembro, no Auditório do Bloco B, um dia de celebração e discussão em torno dos temas relacionados à comemoração do Dia da Consciência Negra. Trata-se do III Colóquio da Consciência Negra: uma celebração / I Encontro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Cidade Universitária de Macaé, organizado conjuntamente pela Universidade Federal Fluminense e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Na programação que se inicia às 08h30 e se estende até às 21h00, estão previstos um café da manhã coletivo, uma roda de conversa sobre a institucionalização do NEAB e o fortalecimento das parcerias, o lançamento da apostila “Africação: textos e contextos para a sala de aula”, oficinas de trabalho e sensibilização cultural e uma roda de conversa Rafael Braga. O dia termina com a música do sambista Ricardo Badaró e de sua banda, seguida a participação da Associação de Cultura Afro-Brasileira Raízes de Aruanda.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, inclusive para a comunidade externa à Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: https://goo.gl/forms/ajZ97QFfJNj2ltw52.
Postado por icm em 30/out/2016 -

Assessoria de Comunicação
A última reunião do Fórum de Diretores de todas as Faculdades e Institutos da UFF, ocorrida na quarta-feira, dia 26 de outubro, na Escola de Enfermagem, foi marcada pela redação de uma Carta de Repúdio à tramitação da PEC 241/16 no Congresso Nacional. O Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé é também signatário da carta. Todos os presentes concordaram que o momento exige um posicionamento claro das instituições educacionais do país. Segue o teor da carta, na sua íntegra:
“Os diretores de Unidades Acadêmicas da Universidade Federal Fluminense vêm publicamente manifestar seu total repúdio à Emenda Constitucional – PEC 55/2016 (anteriormente, PEC 241/16), em tramitação no Congresso Nacional.
O estabelecimento de um teto para investimentos estatais para os próximos 20 anos, limitando-os à despesa do ano anterior corrigida pela inflação, confronta o princípio constitucional que vincula receitas para a Educação e para a Saúde. Esta vinculação foi uma das mais importantes conquistas do povo brasileiro na Constituição Cidadã (1988).
Se aprovada, a PEC 55/2016 (anteriormente, PEC 241/16) afetará drasticamente as políticas sociais e o desenvolvimento estratégico soberano do país, mesmo que a economia volte a crescer e a arrecadação tributária aumente. Coloca a federação brasileira num longo período de obscurantismo e atraso na formação educacional de trabalhadores qualificados, uma das condições imprescindíveis para que o país possa atingir níveis de desenvolvimento humano, econômico e social condizentes com sua gente e com sua importância no cenário internacional”.
Postado por icm em 27/out/2016 -

Assessoria de Comunicação
Na quinta-feira, dia 20 de outubro, o último dia da Agenda Acadêmica 2016 do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, os alunos viveram um momento especial. No bloco da tarde, aconteceu o momento de entrega do Reconhecimento Excelência Discente aos melhores trabalhos submetidos ao Consórcio de Monografia.
Uma monografia de cada curso foi indicada e os alunos receberam um certificado de menção honrosa pelo trabalho de monográfico apresentado. No curso de Administração foi indicado o trabalho intitulado “Influência dos Pares nas Práticas de Consumo: uma análise do grupo de referência à luz do Filme Meninas Malvadas”, desenvolvido pela aluna Larissa Pereira Alexandria de Moura sob a orientação do professor Fábio Araujo. No curso de Ciências Contábeis foi indicado o trabalho intitulado “Os impactos da Lava-Jato, da Crise internacional do Petróleo e da Crise política brasileira nos indicadores contábeis da Petrobrás 2014-2015”, desenvolvido pela aluna Emanuelle de Souza Bastos sob a orientação do professor Maycon Peter da Rosa. Com a participação do professor Márcio Marvila Pimenta, o trabalho havia sido já contemplado com o Prêmio Américo Matheus Florentino (CRC-RJ). No curso de Direito foi indicado o trabalho intitulado “A afetividade como elemento fundamental da instituição familiar e a conflituosa produção normativa sobre o tema” desenvolvido pela aluna Aline Cristina de Beni sob a orientação do professor Daniel Arruda Nascimento.
O Consórcio de Monografia proporcionou um rico debate entre os professores que participaram das bancas, possibilitando aos alunos refletirem sobre o entendimento do trabalho desenvolvido sob diferentes perspectivas. Além disso, o espaço contou com a presença de alunos de diversos cursos que prestigiaram as apresentações e aproveitaram os debates para ouvirem as sugestões dos professores para refletirem sobre a importância do trabalho de monografia.