Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé

Arquivo da Categoria "Notícias"

Seleção para nova turma de residentes jurídicos da Pós-Graduação Residência Jurídica em Resolução de Conflitos

Postado por icm em 30/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

Foi publicado nesta terça-feira, 28 de junho, o edital de seleção para a próxima turma do curso de Pós-Graduação Latu Sensu Residência Jurídica em Resolução de Conflitos.

Serão disponibilizadas 25 vagas, e as inscrições ocorrerão através do e-mail: prj.icm@id.uff.br com o assunto: “Inscrição Seleção 2022 – nome completo do candidato”.

As inscrições estarão abertas de 11 de julho de 2022 a 01 de agosto de 2022.

Maiores informações, vide edital abaixo.

Projeto de ampliação do acervo da biblioteca do ICM recebe materiais da FAPERJ

Postado por icm em 27/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

A Bilioteca da UFF Macaé (BMAC) recebeu na última semana parte do material adquirido pelo Projeto “Consolidação e Ampliação do Acervo da Biblioteca da Universidade Federal Fluminense em Macaé (BMAC)” contemplado no edital FAPERJ nº 44 – Programa de Apoio à Atualização e Manutenção de Acervos nas Instituições de Ensino Superior e Pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2021.

O referido projeto aprovado foi consolidado pelos(as) Professores(as) Saulo Mendonça, Andreza Franco, João de Souza, Gabriel de Sousa, Denise Nascimento e Luciano de Oliveira e pelas Bibliotecárias Tessali Nabekura e Izabella Machado.

Segundo o coordenador do Projeto, “foram liberados mais de R$100.000,00 (cem mil reais) pela FAPERJ, recursos que estão sendo empregados na consolidação do acervo da BMAC e na compra de equipamentos para o setor, como um scanner que permitirá aos usuários da Biblioteca fazer cópias digitais de materiais sem custo”, afirmou o Prof. Saulo Mendonça.

A BMAC ainda receberá mais exemplares adquiridos com recursos conquistados pelo referido projeto.

UFF Macaé mais acessível a mães e pais estudantes e servidores públicos

Postado por icm em 27/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

Considerando o perfil da nossa comunidade acadêmica, buscando sempre atender às necessidades de docentes, discentes e servidores administrativos, notamos que muitos são mães e pais e que, em algum momento, têm a necessidade de trazer seus filhos ao campus quando da realização de suas atividades. Para ser um ambiente acolhedor, a universidade precisa estar atenta à realidade da comunidade que frequenta seus espaços físicos.

Com o objetivo de tornar o espaço universitário mais acessível a mães e pais estudantes e servidores públicos, uma preocupação que nos concerne há bastante tempo, a direção do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé encaminhou pelo orçamento do ano de 2021 a compra de seis suportes trocadores de bebês para a instalação em todos os banheiros femininos e masculinos da sua nova sede. Os suportes chegaram recentemente e já estão devidamente instalados nos seis banheiros. O aparelho é de fácil manuseio, tendo uma trava automática para a sua armação.

Em relação à criação de um espaço recreativo para crianças que acompanham suas mães e pais ao lugar de estudo e trabalho, esperamos utilizar cooperativamente a sala dos centros acadêmicos e associações atléticas com esse objetivo e contar com o auxílio de estudantes voluntários enquanto não for possível a instalação de uma creche com profissionais próprios. Considerando a preparação do retorno das atividades presenciais, o interesse da comunidade acadêmica e a mudança da Secretaria Municipal de Educação para a Cidade Universitária de Macaé, a direção do instituto encaminhou ofício à Secretaria Adjunta de Ensino Superior solicitando a instalação de uma creche no campus.

Atenção aos horários de votação da consulta eleitoral para a escolha da reitoria

Postado por icm em 20/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

A consulta eleitoral para a escolha da reitoria se inicia amanhã. A votação será presencial.

A mesa receptora do instituto funcionará nos dias 21, 22 e 23 de junho, das 11h00 às 19h00, no térreo do bloco D.

Todos os três segmentos votam normalmente. Para votar, será necessário apenas apresentar um documento de identificação.

ICM convida para evento do Conselho Regional de Administração – RJ

Postado por icm em 13/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

Na próxima terça-feira, dia 14 de junho, acontecerá a palestra “O Mercado de Trabalho e a Importância do Registro para os Profissionais de Administração”.

No mesmo dia a unidade móvel do CRA-RJ estará em Macaé atendendo na Cidade Universitária, próximo a entrada principal, estudantes e profissionais de Administração com serviços relacionados ao Conselho. O horário de atendimento será das 16h às 19h.

Esse atendimento é um serviço de utilidade pública que o CRA-RJ presta aos Administradores, profissionais de áreas correlatas e estudantes de Administração, na realização de serviços de confecção de carteiras, registros profissionais, pagamento de anuidades, emissão de atestado dentre outros serviços, evitando assim os seus deslocamentos até a sede do CRA-RJ.

A palestra será realizada às 19h, no auditório do Bloco D.

Está aberto edital de escolha do nome a ser utilizado na identificação do auditório do Bloco D

Postado por icm em 07/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

O Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM), da Universidade Federal Fluminense (UFF), lança CONCURSO para escolha do nome a ser utilizado na identificação do auditório do Bloco D.

Serão aceitas indicações de nomes de pessoas falecidas que tenham vínculo com a UFF (egresso, discente, docente ou membro do corpo técnico-administrativo) e cuja atuação teve relevância na história da Universidade Federal Fluminense.

O processo ocorrerá em três etapas:

Primeira etapa: os concorrentes deverão entregar suas propostas de nome do auditório para o ICM até o dia 15/06/2022.

Segunda etapa: montagem da cédula eleitoral com os nomes selecionados pela comissão avaliadora até o dia 20/06/2022.

Terceira etapa: votação entre os dias 23 e 24/06/2022.

Maiores informações, vide edital abaixo.

Nota de pesar

Postado por icm em 03/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

O Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé lamenta, com profundo pesar, o falecimento do estudante Lucas Jesus Feitosa de Sousa, aos 27 anos, estudante do nosso Curso de Direito.

A direção do instituto já fez contato com a família e deve representar a Universidade Federal Fluminense nas homenagens póstumas.

Nossos sentimentos e solidariedade à família e a todos os colegas e amigos.

Visita da Chapa 03 à UFF Macaé ocorreu nesta terça-feira

Postado por icm em 01/jun/2022 -

Assessoria de Comunicação

Como atividade de campanha para a escolha da nova reitoria da UFF, nesta terça-feira, 31 de maio, os integrantes da chapa 03, os professores Roberto de Souza Salles e Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão, estiveram no Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé para conversar com a comunidade acadêmica e apresentar as suas propostas.

Na ocasião, a chapa colocou algumas faixas de divulgação nos nossos espaços e distribuiu o material de campanha, que encontra-se disponível também na mesa da portaria do bloco D.

Maiores informações através dos canais de Comunicação da chapa: www.uffplural.com, Facebook, Instagram.

Projeto Hora do Círculo 2022 da UFRJ inicia encontros abertos para comunidade acadêmica da Cidade Universitária

Postado por icm em 23/Maio/2022 -

Assessoria de Comunicação

Serão iniciadas na próxima semana as reuniões do Projeto Hora do Círculo 2022 da UFRJ.

As atividades ocorrerão toda última terça-feira do mês, na sala 206 do Bloco B, com a condução de Blandina e Carina, psicólogas da PR7 Macaé.

Os temas das atividades previstas são:

Maio- Produtividade

Junho- Ansiedade

Julho- Procrastinação

Agosto- Depressão

Setembro- Valorização da vida

Outubro- Como sair do automático e viver no presente

Novembro- Redes Sociais e sofrimento mental

Dezembro – Relações tóxicas.

A primeira atividade acontecerá dia 31/05, às 12h, na sala 206 do Bloco B.

Café com RH promove o evento virtual: SOS Diversidade, Equidade e Inclusão

Postado por icm em 18/Maio/2022 -

Assessoria de Comunicação

O projeto de extensão Café com RH irá realizar o evento chamado: SOS Diversidade, Equidade e Inclusão.

No evento, iremos falar sobre os desafios na eliminação do etarismo, machismo, homofobia e racismo dentro das organizações. Da mesma forma, refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência e dos Jovens aprendizes, especialmente daqueles mais vulneráveis.

Quando realmente teremos equidade nas oportunidades de trabalho, promoções, salários etc? Por que é tão difícil a inclusão em um país tão diverso como o nosso? E o preconceito contra o pobre, por que não é falado? Sabiam que isto só ratifica e aumenta a desigualdade social? Investir em inclusão e equidade é investir principalmente na diminuição da desigualdade social neste país!

Você sabia que umas das dimensões principais na promoção do trabalho decente está relacionada à inclusão e equidade de oportunidades? Por isto perguntamos: a gestão da diversidade no nosso país existe de fato? Ou é só uma questão de marketing e publicidade para “parecer” que existe investimento nisto de fato? Gestão da diversidade é resistência, ilusão ou ficção no nosso país e especialmente em Macaé?

O evento será virtual pela plataforma Zoom no dia 02 de junho às 18h30m.

Inscrições no site: http://www.extensao.uff.br/inscricao/.

Conheçam nosso projeto: www.caferh.uff.br

Destaques

Translate »
Skip to content