Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé

Arquivo da Categoria "Notícias"

Projeto Ahonui inicia as atividades e convida para o primeiro encontro

Postado por icm em 01/mar/2021 -

Assessoria de Comunicação

O Projeto Ahonui: cultivando a saúde física e mental com a canoa polinésia, coordenado pelo professor Daniel Nascimento, iniciará as suas atividades com um encontro remoto pelo Google Meet, no próximo dia 08 de março de 2021, às 19h00. Na reunião, além de ter acesso às explicações básicas de como funcionará o projeto de extensão, os participantes acompanharão uma breve apresentação sobre a cultura da canoa polinésia e o esporte de canoagem, organizada pela educadora Ana Moraes, leme do clube parceiro Crispy Koa Va’a.

Durante o último mês de fevereiro, foi disponibilizado um formulário com o objetivo de consultar o interesse na participação do projeto. Divulgado para todas as instituições de ensino superior da Cidade Universitária de Macaé, o formulário ainda encontra-se aberto e pode ser preenchido pelo endereço abaixo.

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerYcNCxBmtdJruRFC-M88gczOasf86lMIxvL55ByiiuzRfYw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Para ingressar na atividade de apresentação do Projeto Ahonui, basta acessar a sala de reuniões no link a seguir, não é necessário ter preenchido o formulário antes. As remadas presenciais serão iniciadas no dia 10 de março, na Lagoa de Imboassica, adotados os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. São todas e todos bem-vindos!

Link: https://meet.google.com/vig-yqok-pgb

UFF participa de seminário promovido pela ONU e Petrobras que apresenta estudos sobre Macaé

Postado por icm em 24/fev/2021 -

Assessoria de Comunicação

Acontece em Macaé no dia 25 de março o seminário para apresentação do Diagnóstico de Indicadores Municipais e o Relatório de Avaliação Rápida do Plano Plurianual. Os estudos fazem parte do projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e a Petrobras, em 28 municípios dos estados de Sergipe, Espiríto Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Macáe é um dos muncípios que atua no projeto desde 2020 e, possui um grupo de trabalho capacitado e certificado pelo PNUD para delinear um plano de atuação local, que também será apresentado no seminário. Esse projeto conta com a parceria da UFF e a atuação direta da professora Andreza Franco, do Departamento de Direito do ICM, na organização dos trabalhos em Macaé.

A promoção do seminário é mais uma etapa do projeto para qualificar, fortalecer e ampliar essa rede de ODS, que busca tornar mais amplo seu leque de atuação para beneficiar o maior número de pessoas, principalmente, aquelas mais vulneráveis.

No encontro de quinta-feira, o seminário busca integrar participantes do grupo de trabalho, gestores municipais, representantes dos setores empresarial, acadêmico e terceiro setor em torno da temática. A reunião, a partir das 14h, será aberta ao público em geral e a participação será por meio da plataforma digital Zoom, com inscrição pelo link: https://undp.zoom.us/webinar/register/WN_Z07HTKEPTg2aDsRxJew31w

.

Após a inscrição, o sistema irá gerar um link de acesso ao seminário.

LESUFF promove palestra sobre Empreendedorismo Integrativo

Postado por icm em 10/fev/2021 -

Assessoria de Comunicação

Já ouviu falar em Empreendedorismo Integrativo e nos seus benefícios para a jornada empreendedora?

Nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, às 18h, teremos uma palestra/live com o tema “EMPREENDEDORISMO INTEGRATIVO” através do Instagram @lesuffmacae.

Também teremos como novidade o pré-lançamento do Global Integrative Games.

O convidado palestrante será o tecnólogo da Unicamp, Aristóteles José Riani-Costa, que falará um pouco mais desse assunto tão importante para o empreendedor.

Atenção: VALE HORA COMPLEMENTAR. Para obter o certificado de participação, se inscreva no site: http://lesuffmacae.com.br/event/empreendedorismo-integrativo/

Esperamos você!

Aulas do Dinter em Contabilidade acontecem esta semana

Postado por icm em 10/fev/2021 -

Assessoria de Comunicação

O curso de Doutorado Interinstitucional em Contabilidade (DINTER) iniciou esta semana suas atividades presenciais.

Com todos os protocolos de segurança adotados, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social, a primeira aula contou com a presença de oito estudantes e dois professores da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Nelson Hein e Adriana Kroenke, para a disciplina Análise Multivariada.

A aula ocorreu na sala 304, apelidada de Maracanã pela sua amplitude, para garantir o distanciamento e a segurança de alunos e professores conforme as normas sanitárias vigentes no combate ao coronavírus.

O DINTER é fruto de uma parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF) com o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), que possibilitou ao corpo docente do ICM participar desta qualificação.

Parabenizamos a todos, em especial os professores do Departamento de Contabilidade e do Departamento de Administração pelo esforço e dedicação na concretização deste projeto.

Abertas as inscrições para o Concurso Público para professor da área de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil

Postado por icm em 01/fev/2021 -

Assessoria de Comunicação

Estão abertas as inscrições para o cargo de Professor do Magistério Superior – Adjunto A – 40 horas (em regime de Dedicação Exclusiva), área de conhecimento: Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Processo Civil.

As provas, escrita e didática, ocorrerão no período de 19 a 23 de julho de 2021.

As inscrições vão até o dia 11/02/2021 e podem ser feitas através do link: https://app.uff.br/cpd/concurso/informacoesPublicaConcurso.cpd

Abertas as inscrições para o Concurso Público para professor da área de Direito Penal

Postado por icm em 01/fev/2021 -

Assessoria de Comunicação

Estão abertas as inscrições para o cargo de Professor do Magistério Superior – Adjunto A – 40 horas (em regime de Dedicação Exclusiva), área de conhecimento: Direito Penal.

As provas, escrita e didática, ocorrerão no período de 12 a 16 de julho de 2021.

As inscrições vão até o dia 11/02/2021 e podem ser feitas através do link: https://app.uff.br/cpd/concurso/informacoesPublicaConcurso.cpd

Nota da direção do ICM sobre a reunião de hoje entre o reitor e o prefeito

Postado por icm em 28/jan/2021 -

Assessoria de Comunicação

Reunião realizada no dia de hoje entre o reitor Antonio Claudio e o prefeito Welberth Rezende celebrou mais uma vez a parceria existente entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Macaé, que rende excelentes frutos à cidade e a toda a região.

O nosso reitor ressaltou o compromisso da instituição com a cidade e a importância da atuação dos nossos projetos no atendimento à população e no crescimento cultural e acadêmico do município. Como exemplo, com números obtidos junto à direção do ICM, destacou a recente atuação do Centro de Assistência Jurídica (CAJUFF) durante a pandemia do novo coronavírus que, apenas em relação ao auxílio emergencial proposto pelo Governo Federal e apenas durante os meses de abril, maio e junho de 2020, realizou mais de 600 atendimentos remotos gratuitos, por e-mail e pela sua página no Facebook.

O reitor Antonio Claudio reafirmou, igualmente, o interesse da instituição na manutenção dos espaços hoje ocupados pelo CAJUFF e pelo NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), enfatizando que temos a intenção de qualificar e ampliar os atendimentos e os serviços prestados, sempre em benefício da população macaense que mais precisa.

Abertas as inscrições para a Pós-graduação em Residência Jurídica – Resolução de Conflitos

Postado por icm em 25/jan/2021 -

Assessoria de Comunicação

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação em Residência Jurídica – Resolução de Conflitos.

As inscrições serão feitas exclusivamente através do e-mail prj.icm@id.uff.br – no período de 25 de janeiro de 2021 a 05 de fevereiro de 2021. O edital encontra-se disponível no site: http://posresidenciajuridica.uff.br/selecao-turma-2021-da-pos-graduacao-lato-sensu-de-residencia-juridica-em-resolucao-de-conflitos/

A ficha de inscrição, os pontos para arguição oral e referências bibliográficas encontram-se nos anexos do edital.

Segue abaixo a documentação a ser enviada por e-mail no ato da inscrição:

Ficha de inscrição (anexo ao edital);

Fotocópia (frente e verso) do diploma de graduação (registrado ou, na hipótese, revalidado) ou certidão original de conclusão de curso de graduação e histórico escolar, com as datas de conclusão e colação de grau;

Fotocópia do Histórico Escolar, com a data de conclusão do curso;

Fotocópia da cédula de Identidade (com naturalidade) e do CPF;

Currículo Lattes, com comprovantes dos títulos declarados;

Fotocópia de comprovante de habilitação regular na OAB-RJ ou do comprovante de solicitação de inscrição nos quadros da OAB-RJ.

Observação: Os candidatos aprovados, após o retorno presencial da Pós-Graduação, deverão apresentar os documentos originais à Coordenação da Pós-Graduação, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de cancelamento da matrícula.

Para maiores informações, consulte o site da pós: http://posresidenciajuridica.uff.br/ ou entre em contato através do e-mail: prj.icm@id.uff.br

Projeto Ahonui oferece a canoa polinésia para a comunidade acadêmica em Macaé

Postado por icm em 22/jan/2021 -

Assessoria de Comunicação

O projeto de extensão “Ahonui: cultivando a saúde física e mental com a canoa polinésia”, coordenado pelo professor Daniel Arruda Nascimento e pelo servidor técnico Vinnicius de Matos Hipólito, tem como objetivo unir extensão universitária, prática esportiva, fruição das belezas naturais de Macaé e ancestralidade tradicional, oferecendo a prática da canoa polinésia (ou havaiana) para a comunidade acadêmica da Cidade Universitária de Macaé.

Aprovado e cadastrado junto às instâncias da universidade desde fins de 2019, a execução do projeto foi interrompida pela pandemia do novo coronavírus e pelo regime de isolamento social adotado em obediência às orientações das autoridades sanitárias. Tão logo seja possível a realização de encontros presenciais em segurança, pretendem os coordenadores iniciar os encontros da prática esportiva ao lado dos quiosques da Lagoa de Imboassica, sempre no período matutino.

O projeto funciona em parceria com o clube Crispy Koa Va’a, que emprestará as canoas OC6 e os demais equipamentos necessários, e com a professora Karine Verdoorn, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também remadora na cidade.

Para participar não é necessário saber remar, basta ter vontade de experimentar e se abrir ao espírito da canoa! As inscrições são gratuitas e serão feitas no local, tão logo as condições o permitam.

Nota da direção do ICM sobre a utilização dos espaços do CAJUFF e do NAF

Postado por icm em 15/jan/2021 -

Assessoria de Comunicação

Diante das exigências do Ofício Digital nº 2838/2020 emitido pela Secretaria Municipal de Educação, a direção do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé informa que participou de nova reunião com o gabinete do prefeito de Macaé no dia 12 de janeiro, última terça-feira, com o objetivo de reafirmar os laços de parceria que orientam as instituições e dialogar sobre o uso das salas no prédio administrativo da cidade universitária. Na ocasião, esta direção informou aos seus interlocutores que a questão deverá ser solucionada mediante a participação da nossa reitoria.

Reafirmando o compromisso com a educação no município, salientamos que desde fevereiro de 2020 já havia sido pactuado com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, por ofício, a manutenção dos espaços do Centro de Assistência Jurídica (CAJUFF) e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) nos espaços que ocupam no prédio administrativo, tendo em vista o investimento feito pelo instituto nos locais e a maior disponibilidade para o atendimento gratuito da população hipossuficiente de Macaé.

A nossa expectativa era que uma reunião entre a reitoria e a prefeitura pudesse acontecer no dia de hoje, 15 de janeiro, mas o encontro não será realizado. Aguardamos o agendamento de uma data para a reunião com a reitoria da Universidade Federal Fluminense.

Destaques

Projeto Ahonui inicia as atividades e convida para o primeiro encontro

Assessoria de Comunicação O Projeto Ahonui: cultivando a saúde física e mental com a canoa poli[...]

UFF participa de seminário promovido pela ONU e Petrobras que apresenta estudos sobre Macaé

Assessoria de Comunicação Acontece em Macaé no dia 25 de março o seminário para apresentação do[...]
Translate »